Caminhões-pipa credenciados para atuar na operação de combate à seca passam por vistoria

Ação visa assegurar fornecimento de água potável sem risco para saúde dos consumidores

 30 de abril de 2021 |  16:23

Caminhões-pipa credenciados para prestação de serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável em comunidades assoladas pela falta de água, no município de Gararu/SE, passaram por vistoria nesta sexta-feira, 30.

A ação do Governo de Sergipe, com recursos federais, foi realizada por uma equipe técnica do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), e visa assegurar que a água potável seja fornecida sem nenhum risco para a saúde dos consumidores e com segurança. De acordo com o secretário-executivo do Depec, capitão Alysson Carvalho, a fiscalização do veículo que vai fazer o transporte da água visa preservar a qualidade do produto que será entregue ao sergipano que precisa de ajuda nesse período de escassez de água. “A fiscalização tem como objetivo garantir que a água chegue ao sertanejo com qualidade e de forma segura, desde a sua coleta nos mananciais, até o consumidor final”, explica. 

As vistorias serão realizadas mensalmente, avaliando as condições de uso do veículo, como manutenção mecânica e elétrica, pneus e chaparia em perfeito estado de conservação, bem como o licenciamento do veículo junto ao Órgão Estadual de Trânsito, entre outros itens. São exigidos também, como documentação obrigatória, o laudo do tanque reservatório emitido pela Vigilância Sanitária e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que prestará o serviço emergencial.

Água potável para comunidades em Gararu

Serão atendidas 4.000 pessoas que sofrem com esgotamento hídrico no município de Gararu. A ajuda humanitária assistencial será possível devido a aprovação do Plano de Trabalho para Ações Assistenciais, solicitada pelo Depec ao Governo Federal, por intermédio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), que disponibilizou recursos financeiros no valor de R$93.843,84, em 39  povoados gararuenses.

Última atualização: 30 de abril de 2021 16:49.

Pular para o conteúdo