Comunidade do Assentamento São João participa de exercício de evasão de área de faixa de dutos da Transpetro

14 de agosto de 2019

Na última semana, a comunidade do Assentamento São João participou de exercício de evasão de área de faixa de dutos da Transpetro, realizado pela Transpetro, em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, e o Corpo de Bombeiros. O objetivo da ação é informar e preparar a população para casos de emergências que possam ocorrer. Estiveram também presentes lideranças políticas, representantes das Secretarias de Assistência Social e Trabalho e Saúde, além do vereador Edézio Tavares e da assistente social Jane Alves.

Durante o encontro foi enfatizado a realização de novos exercícios em outras áreas do município que possuem faixa de dutos da Transpetro. A participação de toda população é essencial, pois é uma forma de treiná-los para as primeiras medidas a serem tomadas em uma situação de emergência.

A técnica de Segurança e coordenadora de relacionamento com partes interessadas da Transpetro, Rosilda Batista Almeida, explica a ação desenvolvida na comunidade. “É um simulado simplificado, a gente chama a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros para nos ajudar. Na verdade passamos para eles as informações de segurança, os riscos, como eles lidarem com a faixa de duto, o que pode e o que não pode ser feito na faixa de dutos e mostramos para eles, numa situação de emergência, o que eles devem fazer, para onde eles devem se deslocar, como devem se deslocar”, explica a técnica responsável pela ação.

O gerente técnico da Defesa Civil Estadual, Edivaldo Santos, falou sobre a importância deste simulado. “Na oportunidade pudemos repassar para a comunidade a importância da prevenção de acidentes causados por perfurações em áreas de dutos de gás, em não jogar lixo em na área delimitada pela Transpetro, em não escavar nessas áreas dentre outras ações de prevenção. Também falamos da importância do cadastramento do número telefônico no 40199, com o CEP da sua região, para o recebimento dos alertas da Defesa Civil Estadual”.

“A gente pede o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros porque em um caso de emergência é a parceria que está com a gente. E aí eles mostraram a população as principais medidas que deverão ser tomadas em uma situação de emergência. Neste evento nós reunimos as equipes da Transpetro, Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros e um dos públicos é a comunidade”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Itaporanga

Última atualização: 20 de agosto de 2019 09:52.

Pular para o conteúdo