Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil elege Sergipe para representar o Nordeste

14 de Maio de 2019 I 11:00

Em reunião do Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil dos Estados e do Distrito Federal (Congepdec) realizada na última semana, no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seit), Cel. Alexandre José, foi eleito representante regional do Nordeste no Conselho Deliberativo da entidade.

Entre as atribuições próprias da nova função, estão representar o nordeste em reuniões do Conselho Deliberativo; implementar as decisões do Conselho, agilizando as providências e contatos no âmbito da região; decidir questões colocadas em discussão pela diretoria e acompanhar o presidente nas visitas, discussões e negociações de interesse do Conselho junto a órgãos da administração pública federal e estadual.

Durante o encontro, também foram tratados assuntos relacionados às atuais demandas nacionais que têm impactos nas atividades dos gestores estaduais, a exemplo de possíveis alterações legislativas, atribuição e cobranças de responsabilidades, experiências com os gestores que atuam diretamente com desastres em zonas agudas. Também foi discutido o papel do Ministério Público nas ações e operações relacionadas à Defesa Civil, a obtenção de recursos, a criação de fundo e a aquisição de numerários.

Ainda segundo Cel. Alexandre, houve um momento dedicado à apresentação de boas práticas e de diagnóstico atual das Defesas Civis em todo o país. “O encontro teve como objetivo debater as políticas nacionais de Proteção e Defesa Civil e alinhar estratégias para o enfrentamento e a minimização dos danos causados por desastres em todo o país. Levamos pautas como a seca, segurança em barragens, novas tecnologias e a revisão da legislação. E saímos honrados com a eleição para representar o Nordeste. Uma grande responsabilidade e muito trabalho pela frente”, revelou o cel. Alexandre.

Última atualização: 14 de maio de 2019 11:06.