Corpo de Bombeiros promove solenidade de promoção de oficiais, entregas de medalhas e homenagem aos militares que atuaram em Brumadinho

18 de Março de 2019 | 12:16

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, nesta segunda-feira (18), no Auditório do Ministério Público de Sergipe em Aracaju/SE, uma solenidade de promoção de oficiais, entregas de medalhas e homenagem aos militares que atuaram na cidade de Brumadinho/MG.

A solenidade contou c a promoção de nove oficiais e um praça que ascendeu ao primeiro posto de oficial. Durante a formatura foram entregues 26 condecorações de medalhas de mérito a militares e personalidades civis, que contribuíram notavelmente com a corporação. Cinco medalhas de ouro foram concedidas  a militares com mais de 27 anos de serviço; 15 bombeiros foram agraciados com medalha de prata, por possuírem mais de 20 anos e 10 bombeiros homenageados com  medalhas de bronze,  por terem mais de 10 anos de serviço ativo.

Segundo o comandante-geral do CBMSE BM Gilfran Mateus, esse é o momento de reconhecimento aos militares e autoridades civis que ao decorrer do ano de 2018 prestaram bons serviços à Instituição. “Estamos fazendo a promoção de oficiais, concessão de medalhas de mérito e de tempo de serviço, também estamos homenageando e reconhecendo o trabalho dos bombeiros que foram até Brumadinho dar nossa parcela de contribuição para Minas Gerais, que tanto sofreu com essa tragédia”, ressalta o comandante.

Para o tenente Fabian Farias, o mais recente praça promovido à função de oficial, é o momento muito importante da vida dele.  “Estou chegando ao primeiro posto de oficial, entrei em 1994, passei pelo curso de soldado, cabo, sargento, curso de aperfeiçoamento de sargento e o curso mais recente, que foi o curso de habilitação pra oficial administrativo (CHOA), que dá a oportunidade de ser promovido a posto de segundo tenente. Quero agradecer a Deus, a minha família pelo apoio de sempre e também aos meus colegas de profissão.” diz.

Já para o coronel Alexandre Alves, que chegou à condição de coronel, o último posto a ser alcançado na carreira,  é uma grande honre ser promovido após 21 anos de serviços prestado à sociedade sergipana. “É um momento muito importante na minha carreira, que se traduz em um momento de reconhecimento por parte do governo, e esse momento reforça ainda mais nossa vontade de trabalhar para a instituição, que é a nossa casa. O entendimento de salvar o patrimônio é o que impera no nosso sentimento”, afirma.

A Major Aline Oliveira, única mulher  a ser promovida, declarou que a promoção vem sendo algo que ela espera por muito tempo. “Entrei em 2002 e acabei sendo a última da minha turma a ser promovida a major. Já passei por momentos muito marcantes durante o decorrer do meu serviço militar, como o desabamento que aconteceu na Coroa do Meio, onde fui a primeira a chegar à ocorrência, e sempre que lembro, me emociono bastante”, diz a major.

A solenidade também contou com a participação do Tenente Coronel Souza Aguiar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). “Pra mim, representante do CBMDF fico muito valorizado e satisfeito por receber a maior honraria aqui do Corpo de Bombeiros de Sergipe, estou muito feliz de estar representando minha Instituição”. afirma.

A solenidade também foi marcada com uma homenagem emocionante aos cinco militares e aos quatro cães que atuaram na operação de busca e resgate na cidade de Brumadinho/MG, causada pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. A equipe do Serviço de Busca e Salvamento com cães do CBMSE trabalhou na operação desenvolvida entre os dias 7 a 22 de fevereiro do corrente ano.

Fonte: CBMSE

Última atualização: 24 de abril de 2019 09:45.