Defesa Civil Estadual faz desocupação de imóveis em área de risco

Imóveis foram construídos de forma irregular em Nossa Senhora do Socorro e corriam risco de desabamento

16 de março de 2021 |  11:00

A Defesa Civil Estadual juntamente com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal (Compdec) de Nossa Senhora do Socorro, município da Grande Aracaju, desocuparam e demoliram quatro imóveis que foram construídos de forma irregular em área de risco no município. A iniciativa ocorreu após monitoramento e análise de locais de risco e a atuação foi feita de forma preventiva.

A intervenção preventiva foi realizada após as vistorias, quando foi detectado pelos órgãos públicos que as edificações estavam bastante vulneráveis, localizadas em áreas de alto risco de colapso. De acordo com o tenente-coronel Luciano Queiroz, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), esta primeira ação, que é a prevenção, se faz extremamente necessário para erradicar o risco e evitar futuros desastres. “É importante dar a primeira resposta com a prevenção, que é um dos principais pilares da Defesa Civil, para minimizar ou erradicar os riscos. Com esta ação estamos preservando vidas”, ressalta.

Segundo informações do gerente de Recuperação e Gestão de Cenário de Riscos do Depec, o sargento Moacir Sena, quando foi realizado o último levantamento, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mapeou alguns municípios sergipanos e identificou muitas moradias localizadas em locais de alto risco. Os técnicos, em parceria com as Defesas Civis Estadual e Municipal, identificam as áreas com potencial ou histórico de ocorrências de desastres. “Essa é uma área já conhecida pelos poderes públicos e classificada como área de alto risco pelo CPRM. Essa atuação conjunta com a Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, culminou na demolição de forma ordenada e coordenada de algumas residências nessa localidade, extinguindo definitivamente o risco existente de colapso iminente dessas edificações. Dessa maneira, garantimos a preservação do bem maior, que é a vida, daqueles que ali residiam”, enfatizou Sena.

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco que sigam sempre a determinação de desocupação de residências, emitida pelos órgãos públicos, o que evita tragédias maiores. Outra orientação importante é que esses moradores devem ficar atentos a alguns sinais que surgem na edificação, como trincas no solo, na parede de casa ou no quintal, estalos em rochas, troncos de árvores ou postes que começam a se inclinar. Caso observem alguns desses casos, a recomendação é deixar a residência, procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone (79) 99191-2102. Em Aracaju, o número de contato é 199.

Última atualização: 17 de março de 2021 09:14.