Mais de 50 profissionais participaram do evento nesta quinta-feira, 4 4 de maio de 2023 |
18:10
Com a participação de mais de 50 profissionais, representantes de secretarias e coordenadorias municipais de Defesa Civil do Agreste Central e também do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, o Governo do Estado realizou nesta quinta-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana, mais uma edição do Curso de Operações e Gestão de Desastres (Coged). A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), através da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec).
Iniciado em 18 de abril, o curso é voltado para atender aos oito territórios sergipanos, sendo escolhida uma cidade de cada um para sediá-lo, e tem como propósito capacitar os agentes das Defesas Civis municipais e profissionais envolvidos nas ações relacionadas aos desastres (secretarias de ação social, infraestrutura, obra, saúde e instituições) dos 75 municípios, e de certa forma, padronizar as operações da Defesa Civil, no tocante às situações de desastres.
Presente ao evento, o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do curso para os sergipanos. “Em nome do Governo do Estado, parabenizo a todos e todas que fazem a Defesa Civil em Sergipe, pois sempre atuam com empenho para preservar vidas”, disse o secretário.
Coordenador da Defesa Civil de Itabaiana, Carlos Eduardo de Santana destacou a importância do evento na cidade serrana. “Agradeço à Supdec que, pela segunda vez, oportuniza ao município de Itabaiana sediar o Coged representando toda a Região Agreste a fim de que possamos ampliar nossos conhecimentos. O curso é muito importante para todas as coordenadorias municipais, pois contribui com a nossa preparação para os momentos críticos que possam surgir, a exemplo de desastres, chuvas acima da média, inundações e outros sinistros”, analisou.
Para o soldado do Corpo de Bombeiros Militar, José Marcos Sobral, o evento se faz necessário porque além de ampliar conhecimento apresenta novos métodos de ações. “O Coged é de suma importância para que tenhamos uma noção maior de como devemos trabalhar com uma certa antecedência e quando a Defesa Civil for chamada em situação de desastres e chegar no local, já se tenha um arcabouço preparado e assim possa dar celeridade e facilitar as ações”, avaliou.
De acordo com o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel, Luciano Queiroz, a avaliação da edição do Coged foi satisfatória. “Tivemos um bom número de participantes, a presença do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa que muito bem nos recepcionou, e ainda do secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, que hoje juntou-se aos alunos. A interação durante as aulas e o simulado demonstraram o interesse de todos em ampliar os conhecimentos e se capacitarem para atuar em situações adversas. Além do Agreste, tivemos a grata surpresa de participantes dos municípios de Aracaju e Santo Amaro das Brotas, o que reforça o compromisso dos envolvidos em atuar em prol da mesma causa”, enfatizou.
Com carga horária de 10 horas e tendo cada aula 45 minutos, o curso abordou aulas teóricas e práticas, por meio de um Simulado de Gestão de Desastres.
Coged
As próximas edições do curso acontecerão nos dias 9 e 11 de maio, nos municípios de Graccho Cardoso e Monte Alegre de Sergipe, respectivamente. Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas no site www.defesacivil.se.gov.br