ITAPORANGA | Defesa Civil e comunidade participam de exercício de evasão em faixa de dutos da Transpetro

10 de Abril de 2019

Para se informar e preparar situações adversas que possam vir a ocorrer, a comunidade do Assentamento Xinduba, no município de Itaporanga, participou de um exercício de evasão da área de faixa de dutos. A ação foi realizada pela Petrobrás Transporte S.A. (Transpetro), em parceria com as Defesas Civis Estadual e Municipal, e o Corpo de Bombeiros.

A técnica de segurança e coordenadora de relacionamento da Transpetro, Rosilda Batista, explicou que a ação se propunha a ser um simulado simplificado. “Viemos transmitir para a comunidade informações de segurança, riscos, como eles podem lidar com a faixa de duto, o que pode e o que não pode ser feito, além de mostrarmos pra eles o que deve ser feito em uma situação de emergência, para onde eles devem se deslocar e como devem se deslocar. Realizaremos novos exercícios em outras áreas do município que possuem faixas de dutos da Transpetro”, disse Rosilda.

Segundo o gerente técnico da Defesa Civil Estadual, Edivaldo Santos, a presença da população foi de grande importância durante a ação. “A participação de toda a comunidade é essencial, pois é uma forma de treiná-los para as primeiras medidas a serem tomadas em uma situação de emergência. As pessoas da população são multiplicadoras necessárias para a efetividade das ações de segurança das comunidades”, enfatizou.

Em casos de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados, através do número 193. A Transpetro também possui um número para acionamento de emergência, que é o 168.

Última atualização: 24 de abril de 2019 09:21.

Pular para o conteúdo