Município de Nossa Senhora da Glória será atendido pela Operação Carro-Pipa do Estado de Sergipe

Pipeiro sorteado nesta terça-feira, 26, atuará em sete comunidades, enquanto durar o período de seca e estiagem

Terça-Feira, 26 de Setembro de 2023

Dando continuidade ao atendimento às cidades sergipanas que se encontram em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, o Governo do Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), realizou na manhã desta terça-feira, 26, o sorteio do pipeiro que será designado a atender um lote composto por sete comunidades do município de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano.

O município encontra-se apto a ser atendido pela Operação Carro-Pipa após ter o reconhecimento assegurado pelo Governo do Estado, que garantirá o recebimento de água potável à população prejudicada pela ausência de chuvas nos últimos meses, enquanto durar o período de estiagem e seca. 

De acordo com o superintendente adjunto da Supdec, major Alysson de Carvalho, o sorteio seguiu as normas estabelecidas para esses casos. “A transparência fez parte de todo o processo. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 21, bem como divulgado em redes sociais e no site da Defesa Civil Estadual. No entanto, apenas um pipeiro cadastrado compareceu ao certame e, por já estar apto e credenciado a executar os serviços, o senhor Valtenes de Aragão Santos foi selecionado para atuar nas comunidades Caimbra II, Fortuna, Lagoa do boi, Macacas, Poço verde, Retiro II e São José”, detalhou.

Benefício em dobro

Natural e residente de Porto da Folha, também no alto sertão, e atuando no ramo há mais de 20 anos, Valtenes de Aragão elogiou o Governo do Estado pela lisura do processo. “É muito gratificante poder prestar meus serviços, tendo participado de uma seleção correta, como essa que foi feita. Me sinto muito feliz, pois, para mim, é um ganho em dobro: recebo pelo meu trabalho e, de certa forma, estou ajudando várias famílias, ao levar para elas o bem mais precioso, que é a água”, afirmou.

Ainda segundo o major Alysson de Carvalho, a segunda etapa do processo já foi iniciada. “Após o sorteio, realizamos um pequeno curso para o senhor Valtenes Aragão, no qual foram abordadas as disciplinas: Características dos cenários e da população afetada; Forma de conduta e abordagem; Planejamento, Atuação e Prestação de Contas, entre outras. A partir de agora, os trâmites restantes serão providenciados e, tão logo sejam concluídos, as comunidades começarão a ser atendidas”, explicou.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a intenção é garantir o acesso à água potável para as comunidades mais vulneráveis. “O Governo do Estado se mostra preocupado em minimizar a situação da população mais afetada pela estiagem. Para isso, é realizado um processo transparente e muito bem gerenciado pela Supdec, com o objetivo de levar o abastecimento de  água para todos os sergipanos”, enfatizou.

Fotos: Marcos Rodrigues

Última atualização: 27 de setembro de 2023 12:46.

Pular para o conteúdo