Governo apresenta Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil

Solenidade faz parte da Semana Nacional de Desastres 2023

11 de outubro de 2023 |  17:17

Tornar o Estado preparado para atuar com imediatismo nas mais diversas situações de emergências e atender a sociedade com a agilidade que a ocasião requer é o principal objetivo do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, elaborado pelo Governo de Sergipe, por meio Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec).

Apresentado na manhã desta quarta-feira, 11, ao secretariado do governo estadual, aos membros do Conselho de Defesa Civil, aos órgãos envolvidos em seu planejamento, e à sociedade civil, o plano já aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) é a conclusão da Política e do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, cuja finalidade é orientar as ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação voltadas à redução de riscos e desastres no Estado.

O superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, fez uma explanação sobre o documento, na qual destacou a participação dos atores da esfera estadual envolvidos: Supdec; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi); Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE); Conselho Estadual de Defesa Civil.

Segundo Luciano Queiroz, o plano é um marco significativo e uma grande conquista para a sociedade. “Somente dois estados da Federação possuem o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil e somos o segundo a produzi-lo. O levantamento dos desastres ocorridos de forma mais sistemática e recorrentes em Sergipe e as atribuições de cada uma das secretarias estaduais e suas vinculadas, elencados no plano, são  fatores preponderantes para que em situações emergenciais e de desastres, seja possível dar uma resposta com eficácia e presteza aos sergipanos”, afirmou.

Ainda na explanação, na qual foram mostrados exemplos de desastres naturais e tecnológicos ocorridos nos últimos anos em Sergipe, o tenente-coronel fez um resumo da importância do Conselho Estadual de Defesa Civil, de cooperação e colaboração e das atribuições, finalidade, importância e responsabilidades.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, destacou a importância do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, bem como o papel do conselho. “Somos o segundo estado do país a ter um plano de contingência elaborado, aprovado e com condições de ser posto em prática. O conselho estava inativo e por um decreto da atual gestão estadual foi reativado. Isso tem uma grande relevância, pois com os simulados e capacitações incluídos no plano de contingência, poderemos disseminá-lo, com as responsabilidades de cada órgão e representantes. Convém que ações preventivas podem garantir que não tenhamos vítimas quando os acidentes venham a ocorrer, pois, elas têm a função de evitar algo mais grave”, enfatizou.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, representando o governador Fábio Mitidieri na solenidade, parabenizou a Defesa Civil de Sergipe pela apresentação do plano, destacando que esta ação coloca a vida dos cidadãos sergipanos em primeiro lugar, cumprindo o papel do Estado. “Um plano coerente com nossa realidade, feito com muita responsabilidade e que contempla a integração das secretarias e organização como tem pregado o governador Fábio Mitidieri. Aproveito a oportunidade também para parabenizar a todos os homenageados que receberam a medalha de mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade sergipana”.

Honra ao Mérito

Na ocasião, foi realizada a entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil Estadual a 19 personalidades que contribuem para o trabalho do órgão, bem como o seu fortalecimento. “Todos estes agraciados de alguma forma ajudam e dão suporte em momentos emergenciais. Assim, nada mais justo do que presentear os atores que trabalham junto a nós em ações  de respostas a desastres, prevenção, mitigação e preparação, com a maior honraria da Supdec”, ressaltou Queiroz.

Fotos: Arthuro Paganini

Fotos: Ascom/Sedurbi

Última atualização: 17 de outubro de 2023 08:18.