Governo do Estado conclui instalação de 40 estações meteorológicas

Equipamentos possibilitarão informações em tempo real sobre condições climáticas

Terça-Feira, 14 de Maio de 2024 às 15:30:00

O Governo de Estado concluiu nesta terça-feira, 14, a instalação das estações meteorológicas em 40 municípios sergipanos. Realizada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), a iniciativa tem por finalidade o monitoramento e gerenciamento em tempo real de situações de riscos, e a emissão, sempre que necessário, de alertas à população sobre a possibilidade de eventos extremos.

Com a implantação dos equipamentos, a empresa prestadora dos serviços realizará a calibração, e, posteriormente, uma capacitação para os profissionais da Supdec. Com os conhecimentos específicos dos parâmetros fornecidos, os técnicos da Defesa Civil repassarão as informações para os coordenadores municipais.

Segundo o superintendente da Supdec, Luciano Queiroz, além da equipe da Defesa Civil, os sergipanos terão acesso às informações fornecidas pelos equipamentos. “Em breve, será disponibilizado gratuitamente um aplicativo para aparelhos Android e IOS, e após a realização de um cadastro, qualquer cidadão ficará informado sobre as variações climáticas monitoradas por essas estações espalhadas no estado”, ressalta.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Igor Albuquerque, o acesso aos dados fornecidos pelas estações contribuirão ainda mais para o monitoramento das condições meteorológicas. “A atitude inédita do Governo do Estado permitirá que os sergipanos acompanhem diariamente os dados referentes aos diversos parâmetros meteorológicos, podendo se precaver de possíveis intempéries e até contribuir no planejamento e manejo da agricultura”, enfatiza.

Locais de instalação

Estrategicamente instalados nas sedes municipais dos oito territórios sergipanos, em prédios públicos, tais como sedes de Corpo de Bombeiros Militar, delegacias e fóruns, os equipamentos possibilitarão às coordenadorias de Defesa Civil, municipais e estadual, além da sociedade civil, informações em tempo real sobre volume pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, radiação solar, evapotranspiração, índice ultravioleta, direção, velocidade e rajada dos ventos.

Fotos: Marcos Rodrigues

Última atualização: 15 de maio de 2024 09:37.