Defesa Civil Estadual e UFS dão continuidade aos estudos de monitoramento e gestão de riscos no Estado de Sergipe

A cooperação técnica entre as instituições engloba eixos prioritários para pesquisas científicas

Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2023


Desde o dia 15 de setembro de 2022 que foi firmada uma parceria institucional entre a Defesa Civil Estadual (Supdec) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para estudos sobre o monitoramento de áreas e gestão de risco no território sergipano e circunvizinhança. A cooperação técnica entre as instituições engloba alguns eixos prioritários para pesquisas científicas. Na manhã desta terça-feira, 17, no gabinete do reitor da UFS, mais uma etapa foi amplamente discutida, com a participação da Capitania dos Portos de Sergipe/Marinha do Brasil.

O objetivo dessa parceria é que estudos acadêmicos direcionados possam subsidiar a Defesa Civil na elaboração de soluções preventivas ou mitigadoras de desastres e eventos adversos em Sergipe. A parceria entre as instituições, que tem validade de cinco anos, envolve o Laboratório Progeologia da UFS em estudos junto com a Defesa Civil, para o posterior planejamento de ações estratégicas de monitoramento e ação.

Para o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, essa contribuição da comunidade acadêmica tem sido um subsídio essencial para que se busquem soluções preventivas, mitigadoras de efeitos, ou que se possa, até mesmo, erradicar situações de risco de forma prolongada, beneficiando toda a população sergipana.

“A Defesa Civil sempre trabalha a parte de gestão de riscos e essa parceria, esse convênio com a UFS, junto com os estudos acadêmicos, precisa ser distribuído para a sociedade para que a gente possa trabalhar da melhor forma possível a gestão de riscos para minimizar os efeitos de possíveis desastres. Uma satisfação gigante o reitor da UFS ter aberto essa porta. Vamos continuar trabalhando, buscando sempre o melhor para a população”, afirmou o tenente-coronel.

O reitor da UFS, Valter Santana, destacou a importância do Governo do Estado nessa parceria e agradeceu a participação ativa da Defesa Civil nos encontros para que possam, juntos, dar continuidade aos estudos de monitoramento e gestão de riscos no Estado de Sergipe. “A universidade coloca em prática a integração plena da formação dos nossos alunos, da complementação dessa formação através dos nossos projetos de pesquisas. Muito mais que a realização, é a integração com a sociedade, onde tudo é compartilhado com algumas entidades que absorvem esse conhecimento e com essa absorção pode melhor utilizar, melhor formatar os seus processos em benefício da sociedade.  É um ecossistema, digamos, perfeito. Assim nós vamos consolidando as nossas parcerias e trazendo avanços para a população”, ressaltou.

Última atualização: 18 de janeiro de 2023 11:26.

Pular para o conteúdo