Defesa Civil estadual promove iniciativa sobre prevenção de desastres em ação na Vila da Criança

Ação foi promovida pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros 

10 de outubro de 2024 |   10:07

 O ambiente lúdico e colorido da Vila da Criança, localizada na Orla de Atalaia, foi transformado em um verdadeiro campo de aprendizado sobre segurança e prevenção de desastres, na última quarta-feira, 9. A iniciativa foi promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE), e faz parte da Semana Nacional de Redução de Desastres.

O evento da Defesa Civil estadual também acontecerá nos próximos dias 11, 18 e 25 de outubro, no Teatro Vila do Sonho, e busca conscientizar as crianças sobre os riscos de desastres e como se comportar em situações adversas. A proposta é que o conhecimento adquirido pelos pequenos se multiplique nas casas e escolas, criando uma comunidade mais preparada para enfrentar situações de emergência.

Muitos pais presentes no evento demonstraram satisfação com a ação e ressaltaram a importância de inserir os filhos em atividades educativas que abordam a prevenção de riscos desde cedo. Para o servidor público Daniel Augusto, a experiência foi enriquecedora. “É muito bom as crianças terem a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo aprender. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ensinando tudo de uma forma lúdica é um aprendizado para a vida. Além disso, aqui abarca todo tipo de infância, principalmente as que não têm condições de ir a um teatro ou a um cinema”, destacou.

Já a secretária executiva Cinara Soares Simões levou o seu sobrinho de 3 anos para a peça de teatro e agradeceu ao Governo do Estado por promover atividades como essa. “Muitas vezes a gente acha que as crianças não entendem sobre esses temas, mas a forma lúdica de ensino faz toda a diferença. Eles acabam aprendendo mais um pouco nas necessidades do dia a dia que podem ocorrer com eles. Gostei muito”, disse ela.

Segundo o capitão Fabiano Queiroz, gerente de Capacitação e Treinamento da Supdec, é essencial que esse conhecimento seja trabalhado desde cedo. “As crianças são agentes multiplicadores. Elas aprendem aqui e levam para suas casas, amigos e comunidade. Esse é o nosso maior objetivo: criar uma rede de proteção que começa nos pequenos e se expande para todos. A Defesa Civil aproveitou o evento do Governo do Estado na Vila da Criança para, em parceria com o Corpo de Bombeiros, apresentar esse grupo de teatro que conta histórias do que fazer em situações de possíveis desastres”, detalhou.

Última atualização: 11 de outubro de 2024 07:41.

Pular para o conteúdo