Defesa Civil Estadual recebe doação de máscaras da Sergas para equipes que atuam na limpeza das praias

31 de outubro de 2019, às 12:08

Na quarta-feira, 30, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) recebeu a doação 100 máscaras de PFF2 da empresa Sergipe Gás S/A (Sergas). Descartável, a máscara se destina à proteção respiratória semifacial e servirá como equipamento de proteção individual para os agentes de limpeza dedicados ao recolhimento da substância oleosa que atinge a faixa litorânea de Sergipe.

A Defesa Civil Estadual compõe a equipe da Frente Unificada de Sergipe, juntamente com a Marinha do Brasil, o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), a Defesa Civil Nacional, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Fundação Mamíferos Aquáticos e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), que diariamente se reúnem na Capitania dos Portos para traçar estratégias de limpeza das praias sergipanas e contenção da substância, a partir do contingente disponível, e para informar ao Grupo de Apoio e Acompanhamento (GAA) os recursos que estão necessitando no momento.

O diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José, informou que a doação das máscaras é muito importante, para evitar que os agentes de limpezas sejam contaminados, já que eles têm contato direto com o óleo. “Nós precisamos manter esses trabalhadores com EPIs e precisávamos de uma resposta rápida, para suprir a necessidade enquanto enfrentamos os obstáculos naturais do rito ordinário de aquisição formal na administração pública. Então, entramos em contato com a Sergas, e a empresa prontamente se propôs à doação de máscaras de proteção respiratória para os agentes que estão atuando pelo Exército Brasileiro”, disse.

O diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa, enfatiza a necessidade de toda a sociedade se unir em prol dessa enorme batalha contra o óleo que vem poluindo as praias, rios e manguezais sergipanos. “O governo do Estado, através dos órgãos ligados ao meio ambiente, vem enfrentando essa enorme crise, no que se refere à limpeza e proteção dos mananciais sergipanos, mas é preciso o engajamento de toda a sociedade nesta luta. O estado empregando a sua estrutura, e a sociedade civil colaborando e participando com doações de materiais como nesse caso, em que a Sergas prontamente atende à solicitação da Defesa Civil do Estado”, pontuou.

Outras doações já foram feitas por empresas que se dispuseram a se somar ao enfrentamento da questão. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), através da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), recebeu kits doados pelo Home Center Ferreira Costa, contendo bota, luvas, máscara e sacos plásticos. Boa parte do material foi destinado às prefeituras dos municípios cujas praias foram atingidas pela substância oleosa. A própria Sergás já havia feito uma doação anterior de kits, contendo botas, máscaras, macacões de polipropileno e protetor solar.

Atualizado: 31 de outubro de 2019 às 12:08

Última atualização: 31 de outubro de 2019 12:25.