Defesa Civil realiza Curso de Operações e Gestão de Desastres

As capacitações iniciarão a partir da próxima terça-feira, 18, e se estendem até o dia 11 de maio, abrangendo os 75 municípios sergipanos

17 de abril de 2023

Garantir capacitação aos agentes das Defesas Civis municipais e instituições envolvidas nas ações relacionadas aos desastres. Este é um dos objetivos do Curso de Operações e Gestão de Desastres (COGED), realizado pelo Governo de Sergipe por meio da Superintendência Especial de Proteção e Defesa Civil (Supdec) a partir do próximo dia 18. A ação, que se estende até o dia 11 de maio, busca promover uma padronização das operações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e restabelecimento em relação a situações de desastres.

O objetivo do curso é atender às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, bem como às secretarias do poder público municipal dos 75 municípios sergipanos. Estrategicamente, a capacitação será voltada a atender aos oito territórios sergipanos, sendo escolhida uma cidade de cada região.

Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, o curso é essencial para resguardar a população sergipana em possíveis situações de desastres. “Recentemente realizamos um seminário sobre ‘Mitigação aos efeitos das chuvas’, ministrado por profissionais específicos nessas áreas, e tivemos a participação de mais de cem agentes das Defesas Civis municipais. Agora, partiremos para o curso com algumas atividades práticas, a fim de reforçar o aprendizado por eles obtido”, explica.

Luciano Queiroz ressalta que é fundamental utilizar as estruturas municipais para melhor atuação em caso de sinistros. “Qualquer unidade da federação está sujeita a eventos adversos, que podem causar danos à sociedade. Estes, quando ocorrem, têm intensidade escalonada de acordo com as vulnerabilidades do sistema prejudicado. Com uma má gestão, eles podem ser ainda mais potencializados. O curso, portanto, visa preparar os agentes das Defesas Civis e demais envolvidos a contribuírem para um desfecho rápido das ações, diminuindo sobremaneira os prejuízos e, principalmente, o sofrimento das pessoas afetadas”, frisa.

Com a finalidade de promover e facilitar a participação de todos os interessados, as vagas também serão disponibilizadas para organizações governamentais, não governamentais, do setor privado ou mesmo da sociedade civil envolvidas com a resposta a desastres. Neste caso, as inscrições poderão ser feitas no site www.defesacivil.se.gov.br, em links específicos, de acordo com os territórios e seus respectivos municípios.

Última atualização: 17 de abril de 2023 16:58.