Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza curso de capacitação para coordenadores municipais

postado em: Sem categoria | 0

Responsáveis pela coordenação da Defesa Civil de sete municípios puderam se inteirar sobre ações e o novo Plano Estadual de Defesa Civil

 11 de junho de 2021 |  18:12

Tendo como público alvo coordenadores e agentes de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), realizou na manhã da sexta-feira,11, a segunda edição do Curso de Capacitação para coordenadores municipais.

Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a segunda edição do evento teve a participação dos coordenadores municipais dos municípios de Graccho Cardoso, Indiaroba, Neópolis, Pacatuba, Poço Verde, Ribeirópolis eTelha.

O objetivo da capacitação é preparar os agentes integrantes das Defesas Civis Municipais para o pleno exercício de suas atividades, a fim de que eles adquiram conhecimento sobre temas básicos e estejam preparados para atuar em ações de prevenção, preparação, assistência e restabelecimento dos serviços essenciais à população, em casos de desastres e eventos adversos.

Interação entre os municípios

Recém nomeado coordenador da Defesa Civil do município de Graccho Cardoso, no Território do Médio Sertão Sergipano,  Ruodson Ferreira Souza, destaca a importância do evento. “Mesmo em meio a pandemia, é de grande importância a realização desse curso, pois ele  dá  oportunidade para que um município interaja com o outro, assim, novos conhecimentos na área da Defesa Civil são acrescentados”, ressaltou.

Coordenador da Defesa Civil no município de Telha, Fernando Aquino só tem elogios ao evento. “Parabenizo os palestrantes e envolvidos nesse trabalho, pois, a cada vez que participamos de encontros assim, saímos fortalecidos e com mais conhecimentos, fazendo com que as funções da Defesa Civil sejam exercidas da melhor forma”, afirmou o profissional residente na cidade do Território do Baixo São Francisco.

Para o gerente de integração e gestão de recursos do Depec, Edivaldo Celestino, a capacitação é de extrema relevância para os profissionais dos municípios envolvidos. “Além de darmos as boas vindas aos novos coordenadores municipais, pudemos transmitir a eles os conceitos básicos de Defesa Civil, do Sistema Estadual e Nacional de Proteção à Defesa Civil, e ainda sobre a importância da utilização correta do Sistema Integrado de Informação sobre desastre (S2ID), os quais todos obtiveram o  aproveitamento de 100% do curso. Ainda neste ano, realizaremos atividades similares com as coordenações municipais de todos os territórios sergipanos”, afirmou.