Equipe da Defesa Civil participa de audiência pública na OAB/SE

Evento reuniu setores da gestão pública e sociedade para discutir acerca da segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar

 20 de abril de 2023 |  20:52

Objetivando contribuir com propostas para o enfrentamento da violência nas escolas e garantir a segurança de alunos e professores, uma equipe da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) participou na manhã desta quinta-feira, 20, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secccional Sergipe (OAB/SE), da audiência pública “Segurança de Crianças e Adolescentes no ambiente escolar”.

Representando a Supdec, a gerente de Planejamento e Prevenção de Riscos, major Flávia Emanuela Cruz, justificou o compromisso da instituição em apoiar a iniciativa da autarquia. “A Defesa Civil é um órgão responsável pela proteção da população em situações de emergência, como desastres naturais, mas ela também tem um importante papel na prevenção de eventos que possam colocar em risco a vida das pessoas. Em face da atual situação, aceitamos o convite da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, pois podemos contribuir com algumas ideias”, explicou.  

O encontro teve a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Conselhos Tutelares e de Educação, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros Militar,escolas públicas e particulares e pais de alunos, sendo permeado por palestras, trocas de experiências e propostas que visem combater a desinformação no que se refere às ameaças de ataques às escolas, bem como de ações violentas contra crianças e adolescentes.

Atuação integrada

Integrante da Comissão de Infância e Juventude da OAB/SE, Verônica Passos Rocha Oliveira, se mostrou satisfeita com a participação da Supdec na audiência pública. “É importante que haja uma articulação entre todos os órgãos para que possamos atuar de forma integrada.  Estamos felizes com a participação da Defesa Civil, pois por se tratar de uma instituição que trabalha com a prevenção, temos a certeza de que ela também pode colaborar para que encontremos alternativas e possamos enfrentar essa problemática que tem causado tantos transtornos à sociedade”, afirmou. 

Em sua apresentação por meio de slides, a major Flávia Emanuela expôs um breve histórico e o papel da Defesa Civil para com a sociedade, detalhando os cinco pilares que norteiam a instituição. “Trabalhamos na prevenção de riscos que podem vir a acontecer e de como gerenciá-los, mas é preciso estarmos cientes de que falar de solução não é focar no produto final, é preciso tranquilizar a sociedade, informando as medidas de prevenção e proteção a fim de evitar uma situação pior”, ressaltou.

Ainda segundo a major, é fundamental que todos os atores envolvidos nessa problemática atuem em conjunto e com ideias similares não apenas no que se refere à violência física, mas sobretudo a psicológica. “Muitas vezes o modo como certas medidas são tomadas, estimulam algum tipo de violência. Devemos estar atentos, aguçar o olhar no comportamento dos nossos filhos e de seus coleguinhas mais próximos. Acolher, abraçar, olhar olho no olho, educar, orientar e direcioná-los para que eles também fiquem alertados. Sermos amigos, mas sendo pais, pois é uma rede e não podemos transferir responsabilidades. Cada um deve ter noção do seu papel a fim de agir quando necessário”, concluiu

Última atualização: 20 de abril de 2023, 20:52 PM

Última atualização: 24 de abril de 2023 10:09.

Pular para o conteúdo