Governo cria grupo de trabalho para estudos de segurança de barragens e define cronograma de visitas técnicas

GT é formado por especialistas da Semac, Sedurbi, Defesa Civil, Deso e Coderse, com foco em ações preventivas

Terça-Feira, 30 de Maio de 2023

O Governo de Sergipe realizou nesta terça-feira, 30, a primeira reunião do Grupo de Trabalho para Estudos de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos em Sergipe, instituído por meio do decreto nº 298 de 28 de abril de 2023. Durante o encontro, foram apresentadas as atribuições técnicas para execução das ações, além de ser definido um cronograma de visitas técnicas a serem realizadas.

O GT é constituído por especialistas das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Semac), Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), e das companhias de Saneamento de Sergipe (Deso) e de Desenvolvimento Regional (Coderse). Seu objetivo é promover a segurança das barragens existentes no território de Sergipe; e incrementar a articulação entre o órgão fiscalizador do Estado, o órgão estadual de Proteção e Defesa Civil e os empreendedores, para o desenvolvimento das ações da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Sob a coordenação da Semac e da Sedubi, o Grupo de Trabalho já saiu com encaminhamentos da primeira reunião que, segundo o diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, foi de grande importância para o GT. “O grupo será responsável pela elaboração de Planos de Ação, Termos de Referência, pelo acompanhamento e promoção de ações para a melhoria no monitoramento, dentre outras competências”, explicou o gestor.

O assessor técnico da Defesa Civil Estadual, Subtenente Sena, enfatizou que, a partir das visitas que serão realizadas, será feito um mapeamento técnico acerca das condições estruturais das represas. “Essas visitas têm como principal finalidade entender o comportamento da estrutura das barragens, levantar pontos que eventualmente demandem alguma atenção ou providência, de forma a garantir a plena funcionalidade de cada barragem em nosso estado”, concluiu.

Última atualização: 31 de maio de 2023 10:37.

Pular para o conteúdo