Governo de Sergipe participa de workshop sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Evento reuniu, durante os dias, 21 e 22, em Recife/PE, as unidades estaduais de Defesa Civil da região Nordeste

22 de setembro de 2023 |  16:11

A fim de aprimorar as ações e, caso necessário, aplicá-las diante de eventuais cenários de riscos, o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), participou de um workshop em Recife/PE, para discutir metas a serem incluídas no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Durante os dias 21 e 22 deste mês, o evento reuniu as unidades estaduais de Defesa Civil da região Nordeste. Com o tema ‘Processo Participativo para a Construção Técnica Coletiva’, o encontro contou com apresentações, discussões em plenária, formação de grupos temáticos, entre outras atividades. A finalidade é atuar nos cinco eixos da gestão de riscos e desastres, porém tratando as questões regionais e a realidade de cada estado diante das suas individualidades, com o objetivo de obter subsídio para o atendimento das metas a curto, médio e longo prazo, com seus respectivos indicadores.

O gerente de capacitação em ações de Defesa Civil da Supdec, capitão Fabiano Queiroz, disse estar bastante satisfeito com os trabalhos propostos no curso. “Aproveitamos o momento para sugerir proposituras no plano nacional e tentar relacionar aos eventos mais característicos em Sergipe. Participar da construção do projeto de um plano nacional de defesa civil é uma atribuição de todo cidadão brasileiro e uma responsabilidade ativa da Supdec. Considero que seja um marco referencial, uma vez que estamos unindo vários atores ligados diretamente ao sistema de prevenção e preparação do nosso estado”, enfatizou.

Integrante da comitiva sergipana no evento, a engenheira civil Tatiana Máximo Almeida, professora e pesquisadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS), ressaltou ser essencial esse workshop para que as ações a serem desenvolvidas no estado atinjam o verdadeiro propósito local. “Os conhecimentos que adquirimos com os elaboradores do Plano Nacional e as experiências apresentadas por cada estado nos dão subsídios para discutirmos e elaborarmos o plano estadual com objetivos e metas para a gestão de riscos de desastres nos municípios sergipanos, respeitando a particularidade de cada um, e ainda de uma forma geral para todo o estado”, afirmou.

Fotos: Ascom Supdec/SE

Última atualização: 25 de setembro de 2023 10:29.