Governo Federal reconhece Situação de Emergência de Ilha das Flores

Pedido feito pelo município teve orientação e parecer favorável da Defesa Civil Estadual

6 de agosto de 2021 |  12:31

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de Ilhas das Flores/SE, no Território do Baixo São Francisco, após avaliar os danos ocasionados no dique de contenção, que protege a área contra a erosão do rio São Francisco. O evento, provocado pelas fortes chuvas, ocorreu no dia 1º de julho do corrente ano, destruído um trecho de aproximadamente 30 metros de extensão da orla do município. O pedido realizado pela coordenadoria municipal foi orientado e teve o parecer favorável emitido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).
O Depec se reuniu com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a administração municipal para juntar os documentos comprobatórios e encaminhar para reconhecimento federal. A Portaria de Reconhecimento de Situação de Emergência foi publicada ontem (05) no Diário Oficial da União (DOU) e possibilita que o município, por meio da Defesa Civil Estadual, possa angariar recursos para recuperação da área danificada.
Mediante esse reconhecimento, os três órgãos juntos vão desenvolver relatórios técnicos e um levantamento orçamentário para quantificar os recursos necessários para restabelecimento do dique de contenção.
Segundo o Diretor do Depec, o tenente-coronel Luciano Queiroz, após esse trabalho, toda documentação será inserida no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2iD), da Sedec, respeitando todos os prazos, para pleitear a aprovação da liberação do recurso financeiro para o município, por meio do Governo Federal. “A partir de segunda-feira, dia 9, nos sentaremos com o município para que possamos fazer o Plano Detalhado de Resposta, PDR, para encaminhar para Brasília para que possamos obter os recursos necessários para recuperar o calçadão”, explicou.

Última atualização: 6 de agosto de 2021 12:47.