Sedurbi e Defesa Civil estadual avaliam instabilidade em rede de drenagem que atingiu ciclovia em trecho da Orla Sul

Situação não tem relação com a recente obra de adequação urbanística da Orla Sul

27 de junho de 2023 |  17:30

Durante procedimento de desobstrução de tubulação de drenagem, realizado pela Prefeitura de Aracaju, na segunda-feira, 26, na rodovia José Sarney, região do bairro Robalo, o volume de água foi grande, arrastando as manilhas em direção a praia e impactando num trecho da ciclovia da Orla Sul. De imediato, as equipes da Defesa Civil municipal, juntamente com a Defesa Civil do Estado e os engenheiros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) realizaram o isolamento da área e as providências para contenção da instabilidade foram adotadas.

“Ontem mesmo barramos a água do extravasador e agora estamos analisando tecnicamente o que pode ser feito na recuperação da ciclovia e da rede o mais rápido possível”, informou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas.

Luiz Roberto ainda ressaltou que a situação não tem relação com a recente obra de adequação urbanística da Orla Sul. “A maioria dos condomínios da região têm lagoa de contenção que se comunicam e que precisam ser drenada. A prefeitura está desde o dia 22 de maio presente em bairros da Zona de Expansão tentando solucionar esse problema de drenagem. O serviço era necessário e foi um equívoco de outrora fecharem esses extravasadores que ajudavam na drenagem dessas águas. Não é somente proibir, é avaliar toda a situação e o que poderia prejudicar a população, claro que respeitando as questões ambientais”, explicou.

“Infelizmente, a região ainda não tem a rede de drenagem, mas será solucionada no futuro com a abertura de um canal com a nova rodovia, que está sendo objeto de empréstimo para que essa obra possa ser iniciada o mais rápido possível. O que ocorreu ontem foi que numa dessas aberturas do extravasador na tentativa de drenar essas lagoas, o volume de água foi muito grande e a rede não suportou, arrastando as manilhas em direção a praia e afundando a ciclovia”, completou o secretário da Sedurbi.

Fotos: Ascom/Sedurbi

Última atualização: 3 de julho de 2023 15:38.