Técnicos da Defesa Civil Estadual doam sangue no Hemose

Técnicos foram doar sangue para ampliar o estoque do Hemose que teve queda durante pandemia do Coronavírus.

 29 de janeiro de 2021 |  12:40

Na manhã desta sexta-feira, 29, a ação dos servidores da Defesa Civil Estadual teve uma causa diferente, porém com o intuito principal da sua atuação: ajudar a salvar vidas. Com os estoques de bolsas de sangue baixos, os técnicos do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) contribuíram, na manhã desta sexta-feira, 29, com doação de sangue para ampliar o estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

Rozeli Dantas, gerente de captação do Hemose, relata a importância desse tipo de ação. “Ações neste sentido são fundamentais, pois, com a pandemia, as doações diminuíram bastante, uma queda de 50% no número de doadores e é preciso lembrar que tem pacientes que fazem uso contínuo do sangue em seus tratamentos e que não podem sobreviver sem esse sangue, técnicos da Defesa Civil sempre atendem nosso pedido, espero que essa parceria seja contínua”, explica a gerente.

“O Hemose solicitou nosso apoio e fizemos essa mobilização interna de servidores para realizar essa nobre missão. Até servidor que estava de férias fez questão de doar, essa nossa parceria tem sido constante”, disse a capitã Flávia Emanuela, gerente de planejamento do Depec.

O sargento Moacir Sena, gerente de engenharia do Depec, foi um dos voluntários, mesmo de férias fez questão de participar da ação. “Em tempos de pandemia, a interação social fica comprometida, consequentemente o número de doações junto ao Hemose também cai, por isso em concordância com os valores estabelecidos pelo Depec, a ação de hoje denota o espírito altruísta dos agentes da Defesa Civil perante a sociedade sergipana”, ressalta.

O sangue coletado e processado no Hemocentro de Sergipe atende pacientes oncológicos, com dengue, aplasias medular, pessoas com anemias crônicas, a exemplo da anemia falciforme, e outras doenças hematológicas. E com a pandemia, o Hemose adotou medidas individuais para segurança do doador.

Serviço

O Hemose ampliou o serviço de agendamento para doação de sangue individual e de grupos de até quinze pessoas, por meio dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174. A medida visa inibir a possível propagação da Covid-19, com os seguintes cuidados: evitar aglomeração de pessoas, realizar assepsia das mãos com água e sabão ou álcool gel e o uso de máscara.

Última atualização: 29 de janeiro de 2021 19:03.

Pular para o conteúdo