Técnicos da Defesa Civil Estadual doam sangue no Hemose

postado em: Sem categoria | 0

Ação visa ampliar estoque do Hemose que teve queda durante pandemia do Coronavírus

 7 de julho de 2020 |  10:18

Uma pequena parte do tempo reservada para fazer uma grande ação de solidariedade. Foi assim que técnicos do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) contribuíram, na manhã desta segunda-feira, 6, para ajudar a salvar vidas. E a motivação foi contribuir com o aumento de estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), já que os bancos hospitalares de sangue passam por um desabastecimento em escala mundial por causa da quarentena gerada pela pandemia da Covid-19.

O diretor do Depec, major BM Luciano Queiroz, junto com mais voluntários, realizaram a doação. Segundo o diretor, é hora de pensar em ajudar o próximo. “Nós tivemos conhecimento da baixa do estoque do banco de sangue aqui do estado, portanto montamos um grupo para realizar as doações e, assim, contribuir com a ampliação do estoque”, relata o major.

A assessora de comunicação da Fundação de Saúde Parreiras Horta/HEMOSE, Rosângela Cruz, relata a importância de ações como esta. “Ações neste sentido são fundamentais, pois com a pandemia as doações diminuíram bastante, e é preciso lembrar que os pacientes que fazem uso contínuo do sangue em seus tratamentos não podem sobreviver sem esse sangue”, explica a assessora.

O sangue coletado e processado no Hemocentro de Sergipe atende pacientes oncológicos, com dengue, aplasias medular, pessoas com anemias crônicas, a exemplo da anemia falciforme, e outras doenças hematológicas. E com a pandemia, o Hemose adotou medidas individuais para segurança do doador.

Serviço
O Hemose ampliou o serviço de agendamento para doação de sangue individual e de grupos de até quinze pessoas, por meio dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174. A medida visa inibir a possível propagação da Covid-19, com os seguintes cuidados: evitar aglomeração de pessoas, realizar assepsia das mãos com água e sabão ou álcool gel e o uso de máscara.

Impedimentos coronavírus
Não pode doar sangue por um período de 30 dias, o cidadão que apresentou sintomas da doença, quem esteve em viagem internacional recente, quem teve contato com pessoas que tiveram a infecção viral e quem teve contato com casos suspeitos em avaliação. Já o indivíduo que teve a Covid-19, deve aguardar 90 dias, para doar sangue.